PERGUNTAS FREQUENTES
ENCONTRE AQUI AS PERGUNTAS ESSENCIAIS ACERCA DAS NOSSAS CONSTRUÇÕES.
AS CASAS EM CONTENTORES NECESSITAM DE LICENCIAMENTOS?
P
R
Sim. De acordo com o Decreto Lei nº 555/99 de Dezembro o qual dispõe o artigo 2º alínea 'a'
''que é considerada edificação a atividade ou o resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como qualquer outra construção que se incorpore no solo com caráter de permanência.”
Diferenciando apenas o método de construção e não a construção em si.
R
P
COMO INICIAR O PROCESSO DE LICENCIAMENTO ?
Juntamente com o nosso gabinete de arquitetura, tratamos de todo o processo de licenciamento de construção, sendo apenas a responsabilidade do cliente o pagamento das taxas.
P
R
AS CASAS EM CONTENTORES NECESSITAM DE LICENCIAMENTOS?
O IVA ESTÁ INCLUÍDO?
Sim, o imposto já esta incluído no valor final da casa.
P
R
COMO SABER SE O TERRENO PERMITE OU NÃO A CONSTRUÇÃO ?
Independente do tipo de construção, terá de ser apresentado o pedido de licenciamento junto a Câmara Municipal. Se o terreno não permitir ou estiver situado em área que não permita a construção, não será o facto de ser uma casa de contentores maritimos, que fará com que seja permitida a sua instalação. A construção de uma moradia com contentores maritimos, requer o mesmo processo de licenciamento que uma construção tradicional.
R
P
O QUE SÃO TERRENOS RÚSTICOS? E PODE-SE CONSTRUIR ?
Terrenos rústicos são aqueles destinados a fins estritamente agrícola e para o cultivo.
Independente do tipo de construção, terá de ser apresentado o pedido de licenciamento junto a Câmara Municipal, conforme explicado na questão acima.
P
R
QUAIS OS TIPOS DE CONTENTORES UTILIZAMOS ?
Os contentores que mais utilizamos são os usados e verificados pela nossa equipe. O modelo são sempre os HC (high cube) de 20’ e 40’ pés devido ao pé-direito mais alto adequado para as construções.
40 pés HC
Dimensões externas: 12,20m(C) x 2.44m(L) x 2.90m(A)
Dimensões internas : 12m(C) x 2.35m(L) x 2.70m(A)
20 pés HC
Dimensões externas: 6.05m(C) x 2.44m(L) x 2.90m(A)
Dimensões internas : 6m(C) x 2.35m(L) x 2.70m(A)
P
R
QUAIS AS VANTAGENS DAS NOSSAS CONSTRUÇÕES ?
São inúmeras as vantagens, podemos citar algumas delas como:
Modularidade - dimensões padronizadas, permitindo as mais variadas composições
Grande resistência - são feitos para resistirem as mais difíceis condições atmosféricas como também a incêndio e terremotos;
Durabilidade;
São empilháveis - podem chegar até 4 níveis sem estrutura auxiliar e quando fixados uns aos outros, estes módulos adquirem maior estabilidade
Recicláveis e reutilizáveis
As construções podem ser facilmente ampliadas ou reduzidas, dependendo da necessidade do cliente
O uso de contentor para a estrutura do edifício gera economia na utilização de recursos naturais como: areia, tijolo, água, ferro o que acarreta redução de impactos ambientais na extração de recursos naturais e na geração de resíduos, além de minimizar poluição do ar e sonora durante a construção.
Como são elementos modulares e leves, exigem muito menos mão-de-obra nos trabalhos de fundação do que as construções tradicionais, também reduzem trabalhos de terraplanagem, o que garante menor interferência no solo, preservando o lençol freático e a absorção de água de chuva.
Acelera a velocidade da construção, por ser um material pré-fabricado em estaleiro e sendo depois a sua montagem bastante rápida no terreno.
Os trabalhos de serralharia, transporte e montagem devem sempre ser feitos por mão-de-obra especializada, o que favorece a redução do trabalho informal, fator importante quando se pretende atingir o desenvolvimento sustentável
Obras limpas
Rapidez na construção
P
R
DURABILIDADE : CONTENTORES vs TRADICIONAL ?
As casas com contentores maritimos, são duráveis e muito resistentes, pois os contentores são usados para transportar cargas muito pesadas e para suportar condições meteorológicas muito adversas. São extremamente seguras em casos de tremor de terra ou furacões .
São casas que têm como base contentores marítimos, um material mais resistente do que o tijolo, ou mesmo que o betão. Nestas construções, são utilizadas estruturas em aço, com cerca de 6 m e 12 m de comprimento, com 2,5 metros de largura. A base estrutural é tratada com um produto anticorrosivo, garantindo assim a sua durabilidade.
As paredes de uma moradia com contentores maritimos têm uma espessura de cerca de 20 cm, pelo que aliadas à elevada qualidade de outros materiais utilizados na construção resultam num maior isolamento térmico e acústico, maior resistência a humidades. A construção em aço apresenta uma maior resistência a todos os fenómenos da natureza. Na verdade são indestrutíveis.
P
R
PRAZO DE CONSTRUÇÃO PARA UMA MORADIA EM CONTENTORES ?
Em media 6 a 8 meses após a obtenção das licenças.
Uma construção de uma casa em contentores marítimos é mais rápida, em comparação com uma casa tradicional. O procedimento inicia-se na empresa onde a qualidade é invariavelmente superior à da construção em exterior. As condições atmosféricas não são uma variável, sendo que reduz os tempos de construção. O transporte é efetuado por camiões até ao local de construção, onde são montadas no lugar através do uso de uma grua. Os contentores são soldados e impermeabilizados entre si, são efetuadas as ligações elétricas e da canalização, não só às redes comuns mas também entre os módulos, bem como o isolamento entre estes. Após a sua montagem e acabamentos é muito difícil distinguir esta casa de uma casa tradicional.
P
R
PORQUÊ OPTAR POR UMA MORADIA EM CONTENTORES ?
Todos nós sabemos que o planeta atravessa uma crise ambiental, e a alternativa da construção nesse novo conceito, ditas as casas ecológicas é uma questão bem interessante, ou até mesmo necessidade. Dados revelam que existem 17 milhões de contentores usados no mundo e somente 6 milhões estão em uso. Isso nos revela que sobram muitos contentores que podem ser utilizados como residência ou como comércio também. A cada contentor reciclado aproveita-se 4.200 quilos de aço e para além disso, estamos a economizar materiais como tijolos, madeiras e cimento.
P
R
OS CONTENTORES PODEM SER EMPILHADOS SEM QUALQUER RISCO ?
Sim, as casas por serem modulares, não tem que se limitar a apenas um contentor, podem surgir a combinação de vários, pois eles tem medida padrão, e podem formar estruturas mais amplas. O empilhamento dos contentores pode atingir até 4 unidades sem a necessidade de estrutura auxiliar, São estruturas reforçadas, leves e fabricadas para um perfeito encaixe quando fixados uns aos outros.
P
R
AS CASAS COM CONTENTORES SÃO AMOVIVEIS ?
Não. São moradias fixas, como as moradias tradicionais, pagando os mesmos impostos.
É também sabido que 90% das casas deste tipo já construídas nunca saíram do sítio. As casas em contentores maritímos são praticamente indistinguíveis das casas chamadas normais.
P
R
POSSO REMOVER ESCRITÓRIOS, LOJAS OU BARES ?
Sim, pois é feito um pedido de licença provisória para equipamentos.
Depois do período de licença pode-se remover os módulos contentores.
P
R
QUE MATERIAIS SÃO USADOS NAS NOSSAS CONSTRUÇÕES ?
Após o projeto estar terminado utilizamos um conjunto de materiais que irá tornar a habitação muito superior à construção convencional, tanto em termos de prazos de execução, mas mais importante em segurança estrutural, isolamento térmico e acústico em questões de durabilidade, seguem restritas normas dos eurocódigos 3, que obriga a uma vida útil expectável superior a 50 anos. Em termos de limitações, não existem limitações nem arquitetónicas, nem de materiais a aplicar, o cliente pode aplicar em paredes o acabamento que desejar (pedra , madeira , painel fenólico, Viroc, ou qualquer outro), em relação à cobertura também é feito conforme projeto seja ela em paineis sandwich ou coberturas verdes.
O contentor pode ser revestido por vários materiais. Com a combinação adequada de materiais adicionados, alcançamos grande capacidade de isolamento térmico e acústico atingindo as exigências de nível conforto para a habitação. A construção em contentor apresenta grande potencial construtivo, qualidade do material empregado, além de unir conceitos de sustentabilidade como a reutilização de materiais descartados, eficiência energética, construção com menos geração de resíduos e velocidade no processo de construção.
R
P
QUAIS AS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS QUE PODEMOS TER NUM PROJETO ?
A construção com contentores permite que sejam incorporadas soluções sustentáveis ao projeto como a captação de águas pluviais, ventilação cruzada, utilizando grandes aberturas, coberturas verde que auxiliam no isolamento térmico da cobertura.
Placas sandwich com isolamento termico para melhor desempenho da cobertura, paredes forras e tectos falsos em gesso cartonado com isolamento em lã de rocha para melhor desempenho térmico, uso de aquecimento solar associado a outro sistema complementar (como à gás, por exemplo). Pintura ecológica com tintas à base de água, sem cheiro, com baixa taxa de compostos orgânicos voláteis.
R
P
COMO ENTENDER A ESTRUTURA DE UM CONTENTOR MARITIMO ?
Os contentores são normalizados em suas dimensões e características pela International Organization for Standardization (ISO 668:2013), a sua estrutura, perfis verticais e horizontais são em aço corten, laterais e topos são em painéis em chapa aço corten corrugada. O tecto também é feito por painéis em chapa de aço corten corrugada e deve ter resistência para suportar até 200 kg sem danificar a estrutura. Todos os painéis verticais e horizontais são soldados à estrutura principal de modo a aumentar a resistência do contentores. Na face frontal do contentores há duas portas com fechos, o piso é composto por placas de contraplacado maritimo de 28 mm, fixadas por parafusos. A estrutura do contentor é extremamente estável, pois é preparada para resistir as mais difíceis condições como terremotos, furacões e incêndios (ISBU ASSOCIATION, 2010). São estruturas reforçadas, leves e fabricadas para um perfeito encaixe quando fixados uns aos outros.
R
P
COMO É A TEMPERATURA DENTRO DE UM CONTENTOR ?
A temperatura é estável e de grande conforto. As paredes são revestidas em gesso cartonado e lã de rocha para melhor acabamento, conforto térmico e acústico (inclusive pode ser mais confortável que uma construção de alvenaria tradicional). A lã de rocha é amplamente utilizada por ser um ótimo isolante térmico e ser muito resistente a incêndios.
Outras opções sustentáveis podem ser facilmente adaptadas na construção com uso de contentor e também auxiliam na redução de incidência de calor como por exemplo o telhado verde e jardim vertical.
R
P
O CONTENTOR PODE SER REVESTIDO POR FORA E POR DENTRO ?
Sim, os contentores podem ser revestidos com vários tipo de materiais, como o ripado de madeira, pedra natural, paineis em fenolico, viroc, entre outros. Os acabamentos são feitos ao gosto do cliente.
R
P
POSSO ACRESCENTAR MÓDULOS A MINHA CASA JÁ PRONTA ?
Sim, face à possibilidade de disposição e encaixe vertical e horizontal, poderá ser facilmente adaptada às necessidades familiares, tais como, a chegada de um filho ou, simplesmente, porque pretende oferecer à sua família um espaço mais amplo, bastando, para isso, acrescentar módulos à estrutura, já existente.
R
P
QUAL É A CLASSE DO CERTIFICADO ENERGÉTICO APLICADO ?
O certificado energético é classe A